OPINIÃO: Netflix "banaliza a narrativa", afirma HBO

Contardo Calligaris e Emílio de Mello (Psi/HBO)
Neste sábado a Folha de São Paulo, entrevistou Roberto Rios, vice-presidente de produções originais da HBO na América Latina, veja abaixo trecho da reportagem:

A HBO exige dos envolvidos com suas produções originais --como "Psi", que está sendo gravada em São Paulo, com participação de 240 atores e uso de 92 locações-- a assinatura de um contrato de confidencialidade.

Os profissionais assumem o compromisso de não revelar informações sobre a série. "Somos ciumentos das nossas histórias", diz Roberto Rios, vice-presidente de produções originais da HBO na América Latina.

No trimestre em que "House of Cards" foi lançado, a Netflix ganhou 2 milhões de novos assinantes nos EUA, segundo o "Hollywood Reporter". Uma paródia da série foi usada pela Casa Branca para abrir o jantar que o presidente Barack Obama ofereceu aos correspondentes estrangeiros em abril.

Rios, contudo, é cético sobre o modelo adotado pela Netflix e quanto à perspectiva de o hábito de assistir a múltiplos episódios tornar-se uma tendência dominante.

"É mais complicado do que estão querendo fazer parecer. É preciso lembrar que o tempo existe para que tudo não aconteça junto. Você precisa de tempo para absorver as coisas", diz ele, argumentando que é antinatural eliminar a etapa da espera no lazer.

"Você passa a vida esperando. Espera pelo primeiro beijo, pela primeira vez em que faz sexo, pelas férias. Espera até pelas coisas ruins, como a morte dos pais", diz.

Queremos saber dos leitores do Blog e assinantes, vocês preferem receber todos os episódios de uma série de uma vez ou preferem no modelo tradicional, ou seja um episódio novo a cada semana?

Leia a matéria completa no site da folha clicando aqui

20 comentários:

  1. O bom do "On demand" é isso, poder assistir quando quiser. Não sei qual é a da HBO com esse modelo arcaico.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza ter todos os episódios disponibilizados de uma só vez. Eu não consigo toda semana ficar na frente da televisão no horário das minhas séries favoritas devido a minha rotina. É bem melhor ter tudo disponível pra assistir quando eu tiver tempo.

    ResponderExcluir
  3. COM CERTEZA todos os episódios de uma vez. Isso aí é um pouco de dor de cotovelo da HBO.

    ResponderExcluir
  4. Eles querem é segurar a audiência!! Não estão preocupados com os telespectadores.

    ResponderExcluir
  5. Melhor ter tudo disponível de uma vez, a gente assiste quando quer e quando poder, não ficamos reféns de uma emissora e do horário que eles acham que devem exibir. Duvido que ele quisesse receber seu salário aos poucos, uma parte por semana né? O netflix e serviços online são o futuro, as emissoras que se integrem com as plataformas ou ficarão para trás. Só acho que o netflix poderia ter um aplicativo que o integrasse com twitter, para que comentássemos em tempo real com pessoas que estivessem vendo o mesmo conteúdo que nós, já que a segunda tela é tendencia e faz a diferença hoje na audiencia das TVs também.

    ResponderExcluir
  6. Aposto que esse Rios gosta de ler somente jornais impressos e ouvir radio AM, é um dinossauro parado no tempo.

    ResponderExcluir
  7. Não tem nem o que discutir. On demand é o que a audiência sempre sonhou.
    O que o consumidor quer é a programação se adequar a sua rotina (ver o que quer, na hora que quer), não ele ter que se adequar a programação.
    Isso é lógica. Basta analisar da óptica do consumidor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo. Eles que procurem outra fonte de renda!!!

      Excluir
  8. Sem sombra de dúvida: tudo de uma vez só!!!
    Esse cara está no século passado ainda...

    ResponderExcluir
  9. Eu gosto da espera, mas realmente nem tanto. É bom ter os episódios a sua disposição. É tão bom assistir uns três ou quatro episódios de uma boa série de uma vez né.

    ResponderExcluir
  10. Nao costumo assistir tudo de uma vez mas ter essa opção é ótimo. As vezes assisto dois ou três episódios de uma vez quando me interessa.

    ResponderExcluir
  11. Eu gosto de esperar e assistir junto com outras pessoas ao mesmo tempo. Tipo uma serie que tá passando ao vivo na TV e todo mundo comentando no twitter com alguma hashtag. No Netflix não dá pra fazer isso :(

    ResponderExcluir
  12. Todos de uma vez. Às vezes eu deixo uma série normal acumular só pra poder ver tudo sem espera. Adoro o formato da netflix.

    ResponderExcluir
  13. Como o assinante vai assistir, é problema dele. Não há problema nenhum em disponibilizar tudo de uma vez.

    ResponderExcluir
  14. Se o modelo da netflix fosse ruim não teria dado tão certo, são milhões de assinantes! Obvio que sou a favor de todos os episódios de uma vez, eu é que escolho quando assisto, a netflix me respeita e me deixa escolher, tanto que a netflix vem sendo copiada, sem sucesso, por empresas no mundo inteiro, azar da hbo que acaba se queimando com esses tipos idiotas de comentários

    ResponderExcluir
  15. Pergunta mais besta!!!
    Claro que o formato da Netflix é preferível. Caso alguém seja insano a ponto de preferir o "modelo HBO" só precisa assistir a um episódio por semana na hora certa. E não vale dar pausa ou voltar e nem assistir novamente.
    É muita falta de argumento!

    ResponderExcluir
  16. Todas as séries deste canal são muito bons, até mesmo o latim, tenho visto a estranha e eu realmente amei desde Preamar à Capadócia e agora eu me preocupo sua nova versão PSI que se parece com uma série com um tema muito diferente para a qual ele lidou com este canal, mas eu li que só vai ao ar no Brasil, espero que você venha ao meu país

    ResponderExcluir
  17. Produzida pela HBO Latin America, a segunda temporada de "PSI" contará com 10 episódios de uma hora cada e será filmada em mais de 80 locações, em São Paulo, no período de 17 semanas.

    ResponderExcluir