O envolvente documentário de Jehane Noujaim sobre a Revolução Egípcia estréia no Netflix em 2014

O documentário original da Netflix “The Square”, um fascinante e humano retrato das manifestações no Egito, realizado pela diretora e produtora Jehane Noujaim (“Control Room”, “Startup.com”, “Rafea: Solar Mama”) e pelo produtor Karim Amer (“Rafea: Solar Mama”), estreia com exclusividade na maior rede de TV por Internet em todos os territórios onde a Netflix está disponível no início de 2014.

“The Square”, vencedor do Prêmio do Público na categoria melhor documentário do Festival Internacional de Cinema de Toronto 2013, é um filme épico que narra a Revolução Egípcia vista pelos olhos de jovens ativistas que estão lutando há dois anos para construir uma nação melhor.

A produção captura o imediatismo e a intensidade dos protestos na Praça Tahrir desde a queda do líder militar Hosni Mubarak, em 2011, até a deposição de Mohammed Morsi, em 2013. O documentário mostra um retrato completo e visceral dos acontecimentos pelos olhos de Madgy, um integrante da Irmandade Muçulmana, Khalid Abdalla, o ator egípcio, que atuou em “O Caçador de Pipas”, e o carismático Ahmed, cuja narração poética acompanha os acontecimentos. Munidos apenas de câmeras, utilizando as mídias sociais e com uma profunda consciência e um compromisso inabalável em busca de mudanças, esses jovens revolucionários nos dão uma perspectiva do epicentro dos fatos sobre a batalha travada que está sendo combatida com novas armas.

Uma versão anterior de “The Square” venceu o Prêmio do Público no Festival de Sundance de 2013. O filme também foi selecionado para o Festival de Cinema de Nova York de 2013.

“É uma grande alegria apresentar este filme incrível, que mostra de maneira tão humana um dos acontecimentos mais importantes da atualidade”, disse Lisa Nishimura, vice-presidente de Documentários Originais da Netflix. “The Square” é um documentário de ponta, um retrato de pessoas corajosas lutando contra obstáculos aparentemente intransponíveis para transformar seu país em um lugar melhor. “Ao assistir “The Square”, estamos vendo a história acontecer perante os nossos olhos”, completou.

“O nosso sonho com ‘The Square’ é inspirar o máximo de pessoas. Ao trabalhar com a Netflix, temos a certeza de que o filme alcançará um público abrangente e diversificado. Nada neste filme foi feito de acordo com as regras tradicionais, e é isso que o torna emocionante. É algo crucial para a gente, enquanto cineastas, ao filmarmos um documentário sobre pessoas que estão arriscando e perdendo suas vidas por suas crenças, criar um espírito de possibilidade”, disse Noujaim. “Nós vemos o grande valor que a Netflix dá a esta narrativa de um momento tão atual da história do mundo, e estamos emocionados por eles entenderem o poder que este filme tem de sensibilizar, comover e inspirar pessoas no mundo todo,” disse Amer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário