Streaming... a fronteira final! Aquecendo os motores de dobra espacial para a estreia de Star Trek: Discovery, em 25 de setembro, a Netflix revela quais são os episódios preferidos dos fãs de Star Trek. Com 695 episódios de Star Trek devidamente teletransportados para o serviço de TV por Internet, a Netflix explora agora um estranho novo universo, descobrindo que alguns episódios são revistos mais vezes.
Computador: Quantos assinantes assistiram a todos os 695 episódios de Star Trek na Netflix? É melhor ajustar os feisers em tonteio, porque cerca de 12 mil fãs passaram cerca de 536 horas (ou 22 dias) assistindo a Star Trek. Os dados da Netflix também revelam que Voyager tem o episódio mais revisitado do universo: “Fim do jogo: Partes 1 e 2” (temporada 7, episódio 24) é o episódio mais revisto de todas as séries da franquia. Execute-se!
Não surpreende que os primeiros episódios de uma série quase sempre sejam os mais vistos. Contudo, indo além dos dois primeiros episódios de qualquer primeira temporada da coleção, é fascinante (como diria Spock) identificar os episódios que os fãs não se cansam de rever. Descobrimos que os episódios que introduzem capitães, espécies e personagens famosos (Q tem fãs devotos!) são os mais revisitados. E, é claro, viagens no tempo, abduções alienígenas e episódios que combinam elementos de várias séries também são muito queridos pelos trekkers.
Dúvida: Qual das séries é a mais popular na Netflix? Não é tão simples. Enquanto A Nova Geração e a Série Clássica têm audiência maior, os fãs de Voyager e Deep Space Ninesão os mais fiéis e incansáveis, sempre voltando a rever seus episódios favoritos. E apesar de alguns fãs se declararem desapontados com Voyager, muitos retornam à série com frequência. No final das contas, cada coleção tem seu mérito: a Série Clássicaintroduziu os klingons, A Nova Geração abriu caminho para DS9 e Voyager, DS9 levou Star Trek a um estilo serializado de narrativa, e Voyager apresentou a primeira capitã protagonista da franquia. Com todos os episódios na Netflix, os fãs agora podem decidir como e quando eles embarcam em cada jornada.
E a viagem rumo ao desconhecido não para por aí. Em 25 de setembro, a Netflix traz com exclusividade em 188 países a estreia de Star Trek: Discovery (excluindo EUA e Canadá). Discovery apresenta uma nova nave e uma nova tripulação, mas reflete a mesma esperança em um futuro melhor que inspirou toda uma geração. Acionar!
###
METODOLOGIA:
A Netflix analisou dados de visualização de 104 milhões de assinantes em 190 países que assistiram às seguintes séries: Star Trek, Star Trek: A Nova Geração, Star Trek: Enterprise, Star Trek: Deep Space Nine e Star Trek: Voyager. Numa tentativa de procurar dados além do comportamento padrão, os primeiros dois episódios de todas as primeiras temporadas foram omitidos dos dados. A definição de “rever” se aplica a um assinante que viu pelo menos 6 minutos de um episódio a que ele já havia assistido antes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário